terça-feira, 20 de setembro de 2011


Instituto CENTEC é destaque na 18ª Semana Internacional da Fruticultura e Agroindústria - Frutal 2011
No ano em que a 18ª Semana Internacional da Fruticultura e Agroindústria - Frutal 2011, evento que aconteceu de 13 a 15 de setembro no Centro de Convenções do Ceará, chegou à sua maioridade com uma inestimável contribuição ao Brasil, no desenvolvimento do agronegócio, na firmação como país produtor, exportador e gerador de tecnologia, o Instituto CENTEC foi um dos principais destaques.

Geórgia Aguiar - Diretora Presidente do Instituto Centec e Vitor Hugo - Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical

Sensível ao trabalho desenvolvido pelo Instituto CENTEC e principalmente pelo importante trabalho na área da extensão tecnológica e capacitação profissional desenvolvido pela rede dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs, o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel Olinda, patrocinou a participação do CENTEC na Frutal 2011.
Para a apresentação do Instituto CENTEC na Frutal 2011, a direção do Instituto Frutal, a título de cortesia disponibilizou uma área de mais de 100mt² e ainda investiu cerca de R$36.000,00 (trinta e seis mil reais), na estrutura do estande. A direção do Instituto Frutal ainda concedeu desconto especial na inscrição de  professores, alunos e colaboradores de toda a estrutura do CENTEC, além de disponibilizar almoço para grupos de alunos e professores da Fatec Sertão Central, Fatec Cariri e CVTEC de Barbalha.
O Instituto CENTEC montou uma estrutura especial para atender  da melhor forma possível as expectativas da direção da Frutal 2011,  numa área de aproximadamente 100mt², os visitantes puderam conferir de perto os laboratórios de Biologia, Física e Química, além de participarem de várias oficinas promovidas pelos alunos e professores do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Sertão Central. Durante todo o evento foram realizadas cerca de 06 oficinas com uma média de 15 participantes em cada uma delas. Contando com o apoio do Instituto CENTEC, SEBRAE, SDA e EMATERCE, professores e alunos do curso técnico em Agricultura do CVTEC de Barbalha também marcaram presença na Frutal 2011, onde participaram de seminários, cursos e palestras técnicas.
O estande do Instituto CENTEC foi um dos mais visitados; empresários, produtores, visitantes e alunos de várias escolas de Fortaleza foram conferir o estande do CENTEC, destaque para a E.E.E.P - Escola Dr. José Alves da Silveira, que levou 43 alunos do curso de Agronegócios.
Acompanhado da Diretora Presidente do Instituto CENTEC, Geórgia Aguiar, o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, falou do importante papel do CENTEC na questão da extensão tecnológica. " O trabalho desenvolvido pelo Instituto CENTEC na área da extensão tecnológica é extremamente importante, temos que reconhecer o papel da rede CVT. Ao se apresentar neste formato, o CENTEC inova e dá oportunidade ao público de interagir, participar e conhecer melhor este grande trabalho, o CENTEC está de parabéns!"
A Frutal é considerada uma das maiores feiras na área da fruticultura e flores do Brasil, a maior do nordeste. Este ano a Frutal 2011 apresentou como tema central: "PRODUÇÃO RURAL COM SUSTENTABILIDADE", e é importante salientar a preocupação do Instituto Frutal com relação ao crescimento com  sustentabilidade. A edição de 2011 reafirma essa posição.
O Brasil posicionou-se como destaque em frutas tropicais, flores e plantas ornamentais, e o Ceará, surpreendentemente, tornou-se o segundo maior exportador de flores e plantas ornamentais e o terceiro maior exportador de frutas do país. Ao longo destes 18 anos, a FRUTAL construiu o mais regular, contínuo e intenso trabalho de transferência de tecnologias já realizado por um Instituto de direito privado. Cerca de  492.000 visitantes prestigiaram o evento, 221 livros publicados, trabalhos técnicos e  a cada edição uma média de 220 palestrantes, coordenadores, debatedores e presidentes de mesa, oficinas e encontro de negócios.
A Frutal 2011 reuniu cerca de 280 produtores de flores e frutas de diversas regiões do país, ao todo foram 320 estandes distribuídos por toda a feira. O evento recebeu cerca de 38 mil visitantes e movimentou aproximadamente 30 milhões de reais, 11% maior em relação ao ano passado.
Hoje, o nordeste representa 16% das exportações de frutas do país, com quase 100 milhões de dólares das exportações. Na edição de 2011, o evento conta com a presença de empresas de várias regiões do país, participando ativamente como expositores e também de Workshops, Palestras Técnicas e Seminários.
João Amaral - Assessoria de Marketing e Comunicação

fonte: http://www.centec.org.br/index.php/noticias/81-ultimas/890-instituto-centec-e-destaque-na-18o-semana-internacional-da-fruticultura-e-agroindustria-frutal-2011-

Nenhum comentário:

Postar um comentário