quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Centro Vocacional Tecnológico em Brasília




Na semana de 15 a 19 de agosto, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC leva o modelo do Centro Vocacional Tecnológico – CVT para participar da Exposição e do Seminário "A Extensão Tecnológica no Brasil", que acontece de 8 às 18h, na Câmara dos Deputados (entrada do Anexo III).
O objetivo é  debater as perspectivas e os entraves na prestação da assistência tecnológica às micro e pequenas empresas do país e os desafios atuais no enfrentamento da promoção da capacitação tecnológica da população.
Foi montada uma estrutura especial para receber o modelo CVT – com laboratórios de biologia, física, química, eletromecânica e informática além de uma sala de videoconferência e ensino a distância. Durante toda a exposição, técnicos do Instituto CENTEC/CVT estarão interagindo com os visitantes, autoridades locais, políticos de várias regiões do país e alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
A iniciativa partiu do Deputado do PSB do Ceará, Ariosto Holanda, que contou com o apoio do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados.
A realização do Seminário "A Extensão Tecnológica no Brasil" vai acontecer terça-feira (16/8), no Auditório da Câmara dos Deputados de Brasília - DF - Nereu Ramos. O evento contará com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, do Presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, Deputado Inocêncio Oliveira, do Ministro da CT, Aloízio Mercadante, do Ministro da Educação, Fernando Adad, do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do Governador do Ceará, Cid Gomes, além dos secretários de Estado.
Do Instituto CENTEC estarão presentes: a Diretora Presidente, Geórgia Aguiar; o Diretor administrativo Financeiro, Cláudio Montenegro; a representante da Diretoria de Ensino Albeniza Noronha e o representante da Diretoria de Extensão Tecnológica, Francisco Onias.
O Deputado Bruno Araújo será o moderador no primeiro painel do seminário que vai discutir a “Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas" e apresentará como expositores o Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Marco Antônio de Oliveira e o Presidente da Financiadora de Estudo e Projetos (FINEP), Glauco Arbix. Já o segundo painel terá como moderador o Deputado Gastão Vieira e vai debater a "Capacitação Tecnológica da População", o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, também o Diretor Presidente da EMBRAPA, Pedro Antônio Arraes Pereira participam deste painel como expositores.
Ainda em Brasília, a Diretora Presidente do Instituto CENTEC, Geórgia Aguiar, acompanhada de alguns Técnicos do CENTEC, visita Ministérios com o objetivo de tratar de assuntos de grande relevância social. No Ministério da Educação, por exemplo, as discussões serão acerca do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego assim como o credenciamento dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia CENTEC do Cariri.
Em visita ao Ministério da Integração Nacional, Geórgia Aguiar, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins e com o representante da Secretaria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte de Castro irão ao encontro do representante da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha para tratar do Programa do Governo Federal "Rota do Cordeiro".
A difusão do projeto “Toque de Vida” será o assunto no Ministério da Cultura. No Ministério da Pesca, os técnicos vão discutir acerca dos projetos de monitoramento ambiental. Já o projeto de Desenvolvimento, Cooperativismo e Agricultura de Precisão será tratado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. E, finalmente, no Ministério da Justiça o foco serão os projetos em conjunto com o Conselho Estadual de políticas sobre drogas.
As visitas refletem o resultado obtido no Planejamento Estratégico do Instituto CENTEC que aconteceu no ultimo mês de julho  em Fortaleza.
João Amaral - Assessoria de Marketing e Comunicação do CENTEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário